Ativismo Consciente

Ciclo ativismo consciente e propositivo.

Bicicleta é com certeza o ponto em comum de todos que entram neste site. Daqui em diante os desejos e crenças começam a divergir, se espalhando e de certa forma pulverizando a força no grande numero de movimentos relacionados a bicicleta. O que por um lado é muito bom, fica claro que muitas pessoas apoiam a causa da bicicleta, mas por outro lado não conseguem a força necessária para causar as mudanças.

A proposta deste site é reunir todos os amantes da bicicleta para debater os problemas dos ciclistas de Curitiba e propor soluções, com a finalidade de encontrar na diversidade um discurso único e alinhado com as reais necessidades deste modal. Na minha opinião este discurso deve ser o da cultura da paz, da mobilidade sustentável, da busca pela qualidade de vida e por uma cidade mais humana. Existem varias formas de pedir por mudanças, mas acredito que só se conquista o devido respeito, respeitando. Faz-se necessário então cumprir as leis que são bastante favoráveis aos ciclistas, e os maiores interessados que elas sejam cumpridas são os próprios ciclistas. Quem não concorda com a lei que tente muda-la, mas desrespeita-la só aumenta o caos, a impunidade e as divergências. Como pedir que os motorizados cumpram a lei, se nós ciclistas não cumprirmos. Se hoje a bicicleta esta em pauta é graças a anos de ativismo e de muitas vidas perdidas. É Justamente por estas vidas que foram perdidas que devemos tratar esta causa com muito respeito. Com ativismo consciente, propositivo e com uma comunicação não violenta, pois somos o lado mais fraco, em caso de violência sempre levaremos a pior. Mais do que conscientizar, precisamos sensibilizar os motoristas, e não entrar em guerra com eles numa vingança infinita onde todos perdem.

 O grande desafio é educar, pois direito a via as bicicletas já tem. Nós ciclistas precisamos ser aceitos e respeitado nesta insanidade atroz que é o transito. Tem Um antigo ditado no qual acredito muito que diz o seguinte “palavras convencem, exemplos arrastam”. Essa é nossa luta, fazer com que os ciclistas sejam o exemplo e façam o que é certo para poder exigir o mesmo dos motorizados.

A tarefa é complicada mas o plano é bem simples, devemos Orientar, planejar e atuar na Mobilidade Urbana da cidade de Curitiba.

Ao trabalho!

Um agradecimento especial ao Douglas da Cambio Final

que tem sido um parceiro fundamental nesta empreitada.

OBRIGADO

Danilo Herek