O corpo está frágil, a mente está forte. Diário de bordo 35º dia do acidente.

O corpo está frágil, a mente está forte. Diário de bordo 35º dia do acidente, parece q se passaram 3 meses pq cada semana é um livramento. O pior acredito q já tenha passado. Ainda estou com o rosto frágil e inchado, a pele está sensível ao redor dos olhos, nariz e bochecha, parece que tem formigas lá dentro, é um misto de fisgadas ardidas e coceiras internas em intervalos aleatórios de tempo

Os medos vão e voltam mas tenho me inspirado muito nas mensagens de apoio e na outra cirurgia q fui submetido em 2021 para retirada de um câncer pele q tb foi meu rosto (um enxerto de 7x6cm retirado do meu pulso e transplantado no lado direita da face). Aquela vez foram 8 meses de recuperação sem sair de casa, com isso me acalmo e crio paciência.

Os lábios ainda estão semi-paralisados parece que uma vespa me mordeu. Não consigo pronunciar algumas palavras e, pra sugar o canudinho sem fechar a boca é esforço extra, mas descobri um jeitinho para não me afogar.

Sobre a boca é o local mais dolorido pq eles abriram de fora a fora acima da gengiva superior para ter acesso aos ossos, tem trocentos pontos lá dentro, q também estão quase todos cicatrizados, alguns caem conforme faço a escovação. Os parafusos externos parafusados na gengiva para imobilização da mandíbula foram um capítulo a parte na dor, sorte q já tiraram, isso foi uma tortura medieval.

Os dentes ainda latejam, não posso encostar um dente no outro q dá um choque, então tenho que manter a mandíbula sempre aberta, o q é um tanto cansativo.

A língua tá boa, agora tenho a sensação q ela está bifurcada.

Os cortes externos estão todos cicatrizados, agora tenho uma cicatriz de pirata de filme entre os olhos, mas não estou me preocupando com isso pq ficou leve se comparado ao rasgo q fez no dia.

Sobre a alimentação vou ficar até o final de março sem poder mastigar (de 45 a 60 dias), ainda estou só no canudinho.

A variedade de comida está tranquila, descobri q é possível comer de tudo misturando água e batendo no liquidificador, o sabor se mantém o mesmo. Até pão com goiabada é gostoso no canudinho.

Já emagreci 10kg desde o acidente.

Também muito obrigado pela vaquinha no pix do cambiofinal@gmail.com