Aprovação da Lei Enzo – Morte Zero No Trânsito

Lei Enzo é aprovada na @assembleiaparana. O Projeto de Lei nº 86/2022 de autoria do Dep. @goura_nataraj visa criar políticas públicas para segurança viária.

A campanha #MorteZeroNoTrânsito é baseada no conceito internacional Visão Zero – Origem, Suécia 1997 onde a principal premissa é a de que nenhuma morte prematura no trânsito é aceitável.

Liderança política é um fator crucial para que avanços aconteçam. O projeto de lei também foi apoiado pelas deputadas Luciana Rafagnin (PT), Mabel Canto (PSDB), Cristina Silvestri (PSDB) e pelos deputados Requião Filho (PT), Professor Lemos (PT), Arilson Chiorato (PT) e pelos ex-deputados Nelson Luersen (União) e Reichembach (PSD).

A lei recebe esse nome em homenagem ao garoto Kristofer Enzo Oliveira, atropelado propositalmente enquanto pedalava até a escola. O condutor do ônibus foi denunciado pelo Ministério Público do Paraná (MPPR), por homicídio por dolo eventual no caso da morte do Enzo.

A família de Enzo também estava presente durante a votação, a mãe @faah_ti as irmãs @tami_zillig e @kay_041 estão ativas na busca de justiça e paz no trânsito.

ALEP, 14 de março de 2023

Fotos @by.doug cicloativismo.com