Abertura do 3º Fórum Mundial da Bicicleta

Essa foi a abertura oficial do evento que aconteceu entre os dias 13, 14, 15 e 16 fevereiro de 2014 – Curitiba – PR, Brasil.

Fotografia Doug Oliveria

@by.doug @cicloativismo

Em 2012, aconteceu a primeira edição do fórum em Porto Alegre – RS. A data escolhida, 25 de fevereiro, marcou o atropelamento coletivo de ciclistas que aconteceu na capital gaúcha no ano anterior.

A segunda edição em 2013, organizada na mesma cidade, também estimulou a discussão de novas formas de garantir mais estrutura para os ciclistas e mais segurança no trânsito para a população em geral. Hoje, o Fórum Mundial da Bicicleta já é o maior evento voltado para a ciclomobilidade e para o cicloativismo no Brasil.

A terceira edição do fórum aconteceu em Curitiba tranzendo muitos avanços para conscientização ciclomobilidade na cidade, foi um evento marcante com a participação de professores, arquitetos e ativistas internacionais e de todo o Brasil. O conceito para esta edição foi “A Cidade em Equilíbrio”, afinal, não é apenas um evento para ciclistas, mas sim, para toda a população. É preciso discutir, pensar e planejar soluções para que bicicletas, pedestres e motoristas possam conviver juntos. E quanto mais cabeças pensantes, melhor!

Tivemos palestrantes nacionais e internacionais e uma programação inteiramente gratuita, organizada em painéis, palestras, oficinas, workshops, pedaladas, festas, ciclecine e outros encontros.

São eles:
Elly Blue – Portland, USA;
Mona Caron – São Francisco, USA;
Lars Gemzøe – Copenhagen, Dinamarca;
Carlos Cadena Gaitán – Maastricht, Holanda;
Carlos Marroquin – San Andrés Itzapa, Guatelama,
Olga L. Sarmiento – Bogotá, Colombia, e
Chris Carlsson – San Francisco, USA.

O Fórum aconteceu no Teatro da Reitoria da UFPR, Memorial da Curitiba (Largo da Ordem) e Museu Oscar Niemeyer. Com atividades e oficinas na Bicicletaria Cultural, Cinemateca e outros espaços. A idéia é ocupar a cidade, bicicletas circulando.

Esta foi uma grande oportunidade para repensar a organização e o planejamento das cidades, e resgatar ideias voltadas para o ser humano e espaços de convivência. Nós acreditamos que ao usar a bicicleta não apenas como um meio de transporte, mas como um meio de transformação, será possível alcançar uma mobilidade urbana sustentável de verdade.

#FMB #ForumMundialDaBicicleta #ForoMundialBici #MassaCriticaMundial #FMB10 #FMB10MoviendoMasas #FMB3