Descanse em paz.

Um gif com o sprint final do Mid night Race II com a vitória de Lucas Shmurda (Lucas Gabriel Ferreira da Silva) grande amigo que utilizava a bike pra tudo, era seu trabalho e seu estilo de vida. Lucas faleceu tragicamente atropelado por um biarticulado no Cristo Rei. 

 

 

O local do atropelamento foi na subida da Av. Pres. Affonso Camargo, ali existem duas pistas para carros sentido único direção centro da cidade, a canaleta e uma calçada compartilhada. Não tem rua sentido bairro só a canaleta e a calçada.

 

Esta dita calçada compartilhada é muito estreita, ela não comporta nem o tráfego dos pedestres quanto mais a soma de bicicletas. Mesmo em horários de menor fluxo o conflito de pedestres e ciclistas nos dois sentidos é constante.

 

Pedalar na canaleta é proibido todos sabemos dos perigos e responsabilidades que os motoristas tem com suas dezenas de  passageiros a bordo. Porém nem todos os ciclistas que pedalam na canaleta estão ali por prazer ou rebeldia, a falta de infraestrutura obriga sim os ciclistas a pegar caminhos alternativos como calçadas e canaletas.

 

Existe um pensamento que diz que a canaleta traz uma falsa sensação de segurança, isso até é verdade só que lá na rua junto aos carros é ainda mais perigoso. O motorista tem a ilusão que a preferência é dele, que o ciclista não deveria estar ali, a bicicleta é um obstáculo a sua frente. O código de trânsito é claro a preferência é do pedestre em primeiro lugar seguido do ciclista, o maior protege o menor Art. 29 do Código de Trânsito Brasileiro – Lei 9503/97. 

 

A falta de infraestrutura adequada para os ciclistas é a principal causa dos acidentes, consequentemente responsabilidade da Prefeitura.

 

A Prefeitura precisa urgentemente colocar em ação o plano de ciclo mobilidade. Não resolve em nada proibir e culpar o ciclista. 

 

 

Link com a noticia:

https://massanews.com/noticias/plantao/ciclista-morre-ao-ser-atropelado-por-biarticulado-no-cristo-rei-2qV6j.html